Tempo
Chuva retorna só na segunda metade de agosto. Foto: TP News

A MetSul Meteorologia adverte que a primeira metade de agosto será de condições muito atípicas no Rio Grande do Sul tanto na temperatura quanto no regime de precipitação. O mês de agosto, na climatologia histórica, é o terceiro mais frio do ano e com chuva em altos volumes a ponto de ser na média o mês mais chuvoso entre todos no caso de Porto Alegre. Os primeiros quinze dias de agosto em 2020, entretanto, prometem ser muito diferentes do que é o normal para o período.

Um padrão de bloqueio atmosférico vai se estabelecer, o que resultará em um período de tempo muito seco no Sul do Brasil. Em muitas áreas do Sul do país, se as projeções dos modelos de hoje se confirmarem, sequer deve chover nos primeiros 15 dias do mês.

Marcante na primeira metade de agosto deve ser o comportamento bastante atípico da temperatura. Como as frentes frias não vão avançar pelo Sul do Brasil e, assim, não se espera o ingresso de ar polar, a primeira quinzena de agosto deve ter temperatura muito acima da média.

Isso não significa que serão 15 dias de calor. Na maior parte do período a temperatura estará agradável, quando o normal é fazer frio. Na segunda semana do mês o aquecimento será maior pronunciado com tardes de temperatura mais alta e algumas de calor.

O retorno da chuva está previsto apenas para a segunda metade de agosto.

Com informações da MetSul Meteorologia