Fenômeno
Foto: Ilustração

A forte explosão ouvida nesta tarde de sábado chamou atenção da população regional do Noroeste do Rio Grande do Sul. A reportagem buscou informações técnicas através de especialistas com base nos relatos de vários moradores que ouviram ou até mesmo puderam ver o momento exato do fato. Um bólido deve  ter cruzado o céu de nossa região. 

Bólidos são um tipo de meteoro que, por serem grandes, demoram mais tempo a se queimarem durante a passagem pela atmosfera da Terra; por isso, o grande brilho que normalmente é acompanhado de um som parecido com o de um avião superveloz ou uma explosão. Segundo o astrônomo amador Richard Kacerek, integrante da Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido, o meteoro precisaria ser “muito grande” para ser visível durante o dia.

O forte estrondo provocado pela entrada do meteoro na atmosfera indica que ele teria tamanho suficiente para um pedaço alcançar o solo terrestre, como um meteorito (pedaço de rocha que sobra de um meteoro). Para pesquisas científicas, esta é uma ótima chance de capturar este pedaço vindo do espaço para entender a composição do Sistema Solar primordial.

Portal Bicaquense com informações do Canal Tech