Tempo
Avenida Júlio de Castilhos, centro. Foto: TP News

Mais uma semana está iniciando e, com ela, muitas mudanças nas condições do tempo são aguardadas nos próximos dias. A segunda-feira, 10, começou com predomínio de tempo seco e sol entre poucas nuvens no estado e sob ventos quentes dos quadrantes norte/noroeste.

E é exatamente essas condições que devem marcar o dia de hoje, que deve ser marcado pelo predomínio do tempo seco durante a maior parte do dia em todas as regiões. No período da tarde, são aguardadas temperaturas muito altas para a época em diversos pontos do estado, com marcas entre 30°C e 32°C (pontualmente mais altas) em pontos da Fronteira Oeste, Noroeste, região Central do estado e todos os Vales (Paranhana, Sinos, Caí, Taquari, Rio Pardo, entre outros), incluindo a região da Capital. Inclusive pontos às margens da Lagoa dos Patos e Costa Doce, podem registrar valores próximos dos 30°C no período vespertino.

Um novo sistema frontal frio (Frente Fria) deve começar a ingressar a partir da Fronteira do RS com o Uruguai no final desta segunda e ao longo da madrugada de terça-feira (11), provocando grandes mudanças nas condições do tempo seco, com condição para pancadas de chuva irregulares, mas que podem virem acompanhadas de trovoadas (sem descartar temporais isolados), rajadas de vento entre 50 e 70 km/h (pontualmente mais altas) – incluindo a Capital – e queda acentuada de temperatura com sensação de muito frio a partir da Metade Sul e Fronteira com o Uruguai no período.

Ao longo da terça e principalmente no decorrer de quarta-feira (12), a instabilidade se espalha pelas demais regiões do estado com chance de temporais, além do declínio das temperaturas associado ao ingresso de ar frio de origem polar, associado à aproximação de uma nova massa fria que avança na retaguarda da frente fria pelo Uruguai e Argentina.

Sigma Meteorologia