Fenômeno
São Francisco de Paula. Foto: MetSul/Leitor

Como previsto, a potente massa de ar polar que ingressou no Estado derrubou ainda mais as temperaturas nesta quinta-feira e trouxe, até às 22h, neve em pelo menos oito cidades do Rio Grande do Sul e outras duas de Santa Catarina, segundo levantamento da MetSul Meteorologia. Em São Francisco de Paula, na Serra gaúcha, o acúmulo de flocos foi maior. A neve granular começou a cair na região por volta das 13h30min, mas foi somente por volta das 19h que o município registrou a maior intensidade do fenômeno, ainda que a neve tenha sido de fraca a moderada.

Outras dezenas de municípios gaúchos, em diversas regiões do Estado, registraram chuva congelada. Até mesmo Canoas, na Região Metropolitana, foi atingida pelo fenômeno, cujo processo de formação é diferente da neve.

Os prognósticos da MetSul Meteorologia indicam que nas primeiras horas desta sexta-feira ainda há chances de neve nos Aparados da Serra, mas no decorrer do dia, com a abertura do tempo, as possibilidades cessam, levando as chances para o Norte de Santa Catarina e parte do Paraná.

Houve registros de neve e chuva congelada em várias cidades do RS até as 22 horas, entre elas, Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Jaquirana, Cambará do SulSão José dos Ausentes, Riozinho e Bom Jesus.

MetSul