Estado
Foto: Ilustração

O volume de chuva registrado em Cachoeira do Sul nesta semana teve mais uma consequência nesta quinta-feira (31): a barragem de um açude no Alto do Amorim não suportou a quantidade de água e acabou cedendo. Os órgãos responsáveis já monitoram a situação. A avaliação inicial é que ações para reconstrução da estrutura possam ser adotadas apenas com o fim do período chuvoso. Segundo previsão dos institutos de meteorologia, a chuva deve parar apenas na próxima semana.

Vídeo: Leitor OC/Marcelo Ramos

Em Cachoeira do Sul, a Defesa Civil Municipal segue em alerta com o Rio Jacuí. No começo do dia, registros indicavam o rio com 2,80 metros acima de sua marca normal que é de 18 metros. Caso chegue a 22 metros, haverá interrupção das estradas e alagamentos como na região do São Lourenço. Com isso, haveria comprometimento das atividades da balsa existente para realizar a travessia do Jacuí.

A chuva ainda deverá persistir nos próximos dias, conforme o Instituto Climatempo. Para esta quinta-feira (31), estão previstos 10 milímetros. Já nesta sexta-feira (1º), 5 milímetros. No sábado (2), Dia de Finados, a estimativa é de 30 milímetros de chuva e no domingo (3), pancadas.

Para o início da próxima semana, as previsão são de mais instabilidade. Na segunda-feira (4), pode chover até 35 milímetros.

O Correio