Fenômeno
Água de açude congelou na superfície. Foto: Reprodução

O frio intenso chegou a congelar a água de um açude no amanhecer desta sexta-feira, 5, em Pinheiro Machado, no Sul do Rio Grande do Sul. Conforme a Sigma Meteorologia, a temperatura chegou a -2,2°C com rajadas de vento entre 30 e 40 km/h, trazendo sensação térmica de -10°C.

CONGELAMENTO | Em Pinheiro Machado, no sul gaúcho, a temperatura chegou a -2,2°C com rajadas de vento entre 30 e 40 km/h, trazendo sensação térmica de -10°C. A ação dos ventos constantes com temperatura negativa causou o congelamentos das superfícies líquidas exposta, já que o vento remove calor da superfície intensificando o processo de resfriamento. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo que mostra um açude congelado!

Posted by Sigma Meteorologia on Friday, July 5, 2019

A ação dos ventos constantes com temperatura negativa causou o congelamento das superfícies líquidas exposta, já que o vento remove calor da superfície intensificando o processo de resfriamento. O resultado pode ser visto no vídeo acima que mostra o açude congelado.

Foto: Derci da Silva/Facebook

Em Três Passos, por volta das 7h, o termômetro marcava 1ºC no centro da cidade. Em Baixo Erval Novo, no interior do município, houve registro de geada de baixa intensidade (foto). Dando sequência a massa de ar polar que segue no estado, o sábado será mais gelado ainda, com previsão de geada na cidade e de mínima abaixo de zero.