Especial
Foto: Gaudério News

Fundada em 20 de março de 1992, há cerca de 500 km da capital, Porto Alegre, Tiradentes do Sul, uma cidade pacata e promissora.

De 2004 a 2010, quando foi realizado o ultimo senso, a população do município permaneceu estável, com cerca de 6.700 habitantes.

A grande maioria vive na zona rural.

A sede do município tem cerca de 20 ruas e, embora seja o município que ocupa a posição 245 no ranking populacional do estado, a zona urbana fica entre uma das menores do Brasil.

Grande parte da população que habita na cidade é de idosos vindos do interior.

Há uma localidade chamada Alto Uruguai, que concentra boa parte dos moradores do município, onde antigamente havia uma base militar. Muitos defendem que aqui, deveria ter sido a sede do município.

Por falar em Uruguai, Tiradentes do Sul é banhado pelo rio, com mesmo nome, que delimita as fronteiras em o Brasil e a Argentina.

Do outro lado da margem fica o município El Soberbio.

Do lado de cá, em Tiradentes do Sul, tem um dos principais pontos turísticos da região, a Prainha.

No verão o local se enche de pessoas vindas de toda a parte.

A agua fria do Rio Uruguai não inibe os banhistas.

A economia de Tiradentes do Sul pode ser incrementada com projetos na área do turismo, ainda pouco explorado comercialmente.

A arrecadação do município vem do agronegócio, composto por pequenos e médios produtores, que contam com a parceria da Sicredi Noroeste, que incentiva e fomenta o setor.

Há projetos de expansão da suinocultura e da criação de aves na região, o que pode elevar a renda per capta da população, que atualmente é cerca de 4,5 vezes menos que a média do estado.

Ao vir para a cidade em busca de insumos, medicamentos veterinários e demais produtos para a agricultura e a pecuária, o produtor encontra parceiros como a Agro Schindel.

Na cidade, a vida pacata parece passar devagar.

O comércio, bem estruturado, atende à demanda local, mas anseia por mais ritmo.

Tiradentes do Sul faz parte da Rota do Yucumã, composta por 32 municípios.

A Rota do Yucumã está localizada na região Noroeste do Rio Grande do Sul.

Ela faz fronteira com a Argentina e o estado de Santa Catarina, se estendendo até o planalto médio gaúcho.

A região possui diversos atrativos e roteiros de turismo no espaço rural. Entre eles, destacam-se cachoeiras, parques, balneários, museus, igrejas e espaços gastronômicos.

Gaudério News