Cidade
Manhã de sábado, 21, centro. Foto: TP News

Nesta manhã de sábado, 21, era muito pequena a movimentação de veículos e de pedestres no centro da cidade de Três Passos, incomum para o horário que costuma ser o mais movimentado da semana. “Hoje ficou mais fácil estacionar na área central”, disse um motorista ao Três Passos News. Na noite de sexta-feira, 20, a maioria dos moradores também permaneceu em casa e os restaurantes estavam praticamente vazios.

Cai o movimento nas ruas de Três Passos na manhã deste sábado.

Posted by Três Passos News TV on Saturday, 21 March 2020

O temor de contágio está mudando a rotina dos três-passenses. Muitos estabelecimentos comerciais amanheceram com as portas fechadas e a entrada de clientes ocorreu mais onde são vendidos produtos essenciais como farmácias, supermercados e postos de combustíveis.

O que mudou nos estabelecimentos comerciais e públicos

Comércio

Conforme decreto municipal, a partir deste sábado, os estabelecimentos comerciais devem buscar reduzir o seu funcionamento e as equipes de trabalho, inclusive o acesso de clientes, não podendo a lotação dos estabelecimentos superar 70% da capacidade estipulada no alvará de funcionamento. Estabelecimentos que puderem suspender suas atividades temporariamente, assim devem fazê-lo.

Restaurantes, padarias, lancherias e lanchonetes, devem colocar a disposição das pessoas, protetor salivar, kit completo de higienização de mãos nos sanitários, talheres higienizados, diminuir o número de mesas e distribuí-las com, no mínimo, dois metros de distância uma da outra. E a lotação desses espaços não pode exceder 50% da capacidade prevista no alvará de funcionamento.

Lazer e cultura

Já as casas noturnas, bares, danceterias, cinema, academias, quadras esportivas, canchas de bocha, salões de eventos, entre outros espaços físicos, deverão suspender suas atividades a partir de amanhã, por tempo indeterminado.

Noite de sexta-feira, centro. Foto: TP News

Eventos, reuniões, festas particulares de qualquer natureza, entre outras atividades em locais fechados, estão proibidas.

Prefeitura

A prefeitura também anunciou que estará com seu serviço, a partir de segunda-feira, com expediente interno, sem atendimento ao público. Somente casos de extrema necessidade, sob avaliação de cada secretaria responsável, serão agendados para serem realizados.

Educação

Na área da educação, creches e todas as escolas no município, estaduais, municipais e particular, estão com as aulas suspensas e os alunos em casa, por um período de 15 dias desde a quinta-feira, 19. Na 21ª CRE – Coordenadoria Regional de Educação, funcionários se revezam para atender ao público no período das 9h às 14h.

Segurança

Na área da segurança, na Delegacia de Polícia Civil, os plantões são mantidos para atendimento dos casos mais graves, como crimes dolosos contra a vida, roubos, recuperação e devolução de veículos, estupros e violência doméstica. Os cidadãos que necessitarem de atendimento presencial serão orientados à higienização com álcool em gel, que será fornecido pelo órgão, tão logo adentrem as delegacias. Casos não graves são orientados a registrarem na Delegacia Online.

Justiça

Na área judicial, houve a suspensão do expediente em todo o Poder Judiciário estadual a partir de quinta-feira (19/3), até 19/4/2020. A medida deve-se à expansão do Coronavírus. A Defensoria Pública do Estado suspendeu atendimentos presenciais como prevenção à disseminação do coronavírus, sendo que, nos próximos 30 dias atenderá presencialmente apenas casos urgentes, agendados por telefone, na parte da tarde. O Ministério Público também suspendeu o expediente com o fechamento das Promotorias e das Procuradorias de Justiça, que funcionarão apenas para a realização dos serviços internos essenciais ao atendimento de casos urgentes, novos ou em curso, por meio do Regime Diferenciado de Atendimento de Urgência, no período de 19 de março a 19 de abril de 2020. O mesmo fez o TRT-RS que suspendeu prazos processuais e regimentais, audiências de primeiro grau no período de 16 a 27 de março, entre outras medidas. O cartório também está fechado para o público.

Saúde

Na área da saúde, a exemplo de outras instituições de saúde da região, o Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP) anunciou na manhã de terça-feira, 17, algumas medidas para evitar aglomerações, entre elas, a suspensão de visitas em unidades de internação. Por sua vez, o INSS – Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) suspendeu o atendimento nas agências pelo período de 15 dias. Em nota, o INSS informou que “os segurados não precisam se deslocar até uma agência para ter acesso aos serviços ou pedir um benefício. Basta acessar o site Meu INSS ou ligar para a Central 135, que funciona de segunda a sábado das 7 às 22 horas. O segurado só deve buscar atendimento presencial se for imprescindível, por exeplo, em caso de perícia médica.”