Mundo
Foto: Reprodução

Jan Egil Bakkedal acabara de preparar um sanduíche quando ouviu um barulho enorme e percebeu que era um deslizamento de terra depois do qual ele saiu correndo e o filmou de uma colina próxima no Ártico na Noruega.

Bakkedal disse à Associated Press na quinta-feira que filmou o poderoso deslizamento de terra na tarde de quarta-feira perto da cidade de Alta, que varreu oito casas no mar ao norte da Noruega.

Bakkedal disse que “correu pela minha vida” pelas colinas circundantes e viu que uma das casas – que ele possui – foi levada pelo deslizamento de terra.

A polícia local disse à agência de notícias norueguesa NTB que o deslizamento de terra tinha entre 650 e 800 metros de largura e 2.140-2.640 pés de largura e até 40 metros de altura.

Um cachorro que acabou no mar conseguiu nadar de volta à terra e está seguro, disse ele. Ninguém ficou ferido.

Vários deslizamentos de terra menores se seguiram e casas próximas foram temporariamente evacuadas.

O extremo oposto da capa onde ocorreu o deslizamento de terra foi fechado na quinta-feira com a prefeita de Alta, Monica Nielsen, dizendo que “a extensão do dano é considerável e há muitos detritos”. Havia trabalho em andamento para garantir que os escombros não terminassem nas rotas de remessa.

De  Associated Press

Via ABCNews