Inusitado
Foto: Reprodução

Um caso inusitado assustou moradores da comunidade de Alto Pará, na cidade de Santa Lúcia no Paraná. Um poço artesiano “explodiu” soltando água com muita pressão. Um morador filmou a cena que intrigou à todos. Especialista explica o que aconteceu.

Na narração do vídeo, o morador diz: “É puro gás, dá uma olhada o gás saindo pra cima aí ó, junto com a água. Cara, bicho feio. Chegou a arrancar até a tampa do peço fora, está mandando gás com água mais de 30 metros pra cima que que vamos fazer com isso agora? Estourou a tampa do peço em cima, voou pro lado e tá saindo água com gás. Agora ninguém sabe que tinha que ter gás. Pode dar uma explosão arrebentar tudo aqui. É muito gás, isso é um perigo”, diz o homem que gravou o vídeo.

Ainda segundo o morador eles já escutavam barulhos estranhos antes do fato acontecer: “Tem alguma coisa errada que o barulho era demais. Eu sempre falava que era um barril lá embaixo, eu nunca vi poço fazer tanto barulho assim, agora explodiu pra cima. Dá uma olhada a altura que vai, acho que vai uns 50 metro pra cima com gás e água junto.”

Vídeo via Portal B Notícias

O QUE DIZ O ESPECIALISTA:

De acordo com geólogo da Tolepoços, Lucas Cattani, diferente do que o morador diz no vídeo, a “explosão” não é causada por um gás e sim pela pressão do ar: “Durante a perfuração o ar da própria máquina foi entrando nas rochas e isso ficou aprisionado lá. E aí neste caso, parece que dois dias depois da perfuração é que isso aconteceu. E daí alguma coisa desencadeou e esse ar começou a sair. Tanto parece que agora já está tudo tranquilo lá, já não está mais acumulando ar. Mas foi aprisionamento de ar que ficou dentro das fraturas e no momento ali chegou a estourar. Geralmente não fica aprisionado desse jeito, mas nesse caso aí saltou pra fora. Mas era só ar mesmo, não era gás não”, detalha o especialista.

O QUE DIZ A SECRETARIA DE AGRICULTURA:

O poço artesiano em questão é utilizado para abastecer a comunidade de Alto Pará. O engenheiro da secretaria de Agricultura Adriano Paião confirmou o caso por telefone, ficou de informar  mais detalhes sobre o que causou a “explosão”.

Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p

Sou Agro