Bichos
Cobra é considerada muito venenosa. Foto: Ilustração

Uma cobra denominada de quatiara foi localizada no pátio de uma residência, na localidade de Santa Terezinha, no interior de Catuípe, no Noroeste do RS. O vídeo foi publicado na página Caçadores de Notícias, no Facebook. Confira abaixo:

Morador do interior de Catuípe . Em Santa Terezinha localizou uma cobra no pátio de sua residência?

Posted by Márcio Santos on Thursday, February 13, 2020

A quatiara ou coatiara é uma serpente muito venenosa, que chega a aproximadamente 80 centímetros de comprimento. Possui uma cor característica de verde oliva e manchas amarronzadas delineadas com o preto.

Possui diversos nomes populares, são eles: Cobra Cotiara, quatiara, coatiara, jararaca preta, jararaca de barriga preta, boicoatiara, boiquatiara e boicotiara.

Essa diversidade de nomes populares se dá ao fato dessa espécie de serpente terrestre ser encontrada em diversos lugares do Brasil como nordeste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e até mesmo Rio Grande do Sul.

80% do caso de morte por picada de cobra é causada por serpentes do gênero bothrops, a cotiara é muito agressiva e está entre essa porcentagem, basta sentir o cheiro que ela já arma o bote.

O soro deve ser aplicado urgentemente após a picada, pois o veneno dessa serpente causa necrose local, que pode se estender para o membro, causando amputação do mesmo, e hemorragia, sua ação é conhecida como proteolítica e hemolítica, que destrói tecido e fibras musculares.

Prevenir é melhor do que tratar. E a prevenção quanto picada de qualquer tipo de cobra ou animal peçonhento sempre é a mesma, não caminhar descalço ou com sandálias e chinelos em locais de plantação ou mato alto, utilize sempre bota de cano alto para a proteção da canela, sempre olhar onde pisa e preste atenção ao se abaixar e pegar algo no chão, as cobras se misturam fácil a vegetação e muitas vezes parecem um pedaço de pau seco.

Com informações de Animais Cultura Mix