Trânsito
Foto: Reprodução

A área de escape do km 671 da BR-376, na descida da Serra do Mar entre o Paraná e Santa Catarina, em Guaratuba, evitou uma tragédia com ônibus de turismo sem freios, na madrugada desta quarta-feira (6).

Havia 37 pessoas no ônibus que fazia o trajeto de Belém (PA) para Florianópolis (SC), incluindo oito crianças. O motorista relatou que perdeu os freios dois quilômetros antes da área de escape. Como já sabia da existência do dispositivo de segurança, conseguiu controlar o veículo e direcionou a entrada no local à 1h43. Ao invadir a caixa de desaceleração, repleta de bolinhas de argila expandida, o ônibus estava a 118 km/h, segundo a concessionária, e rodou mais 115 metros até a parada completa. Ninguém se feriu. Os passageiros foram levados até um posto de apoio, de onde seguiriam viagem após providências da empresa de turismo.

Existem duas áreas de escape na descida da Serra do Mar, na BR-376. A que foi utilizada nesta madrugada já evitou acidentes com 257 veículos pesados, desde a inauguração, em 2011. Foi a sexta vez que o local evitou acidente com ônibus. Também na serra da BR-376, no km 667,3, a concessionária opera outra área de escape, inaugurada em novembro de 2019, que já registrou 56 entradas de veículos com problemas de freio.

Gazeta do Povo