
Manchas de espuma e peixes subindo à superfície da água causaram preocupação a moradores na manhã deste sábado, 19, em Três Passos. O fato foi constatado no Lajeado Molina, em Linha Caxambu, no interior do município.
O temor dos agricultores é de que chorume tenha vazado no riacho, podendo contaminar o leite das vacas e causar a morte dos animais que ali bebem água, além dos peixes. “Anos atrás, perdemos duas vacas leiteiras com crias”, lembrou uma moradora.

Na parte da tarde, peixes apareceram mortos no lajeado, que tem nascente próximo de Bela Vista, aumentando a preocupação dos moradores. A Patram – Polícia Ambiental do 7ºBPM averiguou o local e vai investigar se, de fato, ocorreu crime ambiental.
Chorume
O chorume é um líquido de coloração escura e “odor nauseante” proveniente de processos de decomposição dos resíduos orgânicos. É um material de carga orgânica muito alta e, por isso, tem um grande potencial poluidor e de contaminação de recursos hídricos e lençóis freáticos.