Tempo
Imagens de destruição após temporal em Descanso – SC. Foto: Rede Social

Conforme a MeteSul Meteorologia, há fortes evidências que um tornado atingiu no final da tarde desta quarta-feira, 10, os municípios de Descanso e Belmonte, no Extremo Oeste de Santa Catarina.

Destruição em Belmonte – SC.

Segundo a Sigma Meteorologia, cidades como Belmonte e Descanso e no interior de outras cidades como Iporã do Oeste, a formação de ao menos duas células de tempestades severas (possivelmente “supercélulas” com a presença de um mesociclone dentro da nuvem de tempestade) foram responsáveis por causar chuva forte/torrencial, intensas rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos, causando destelhamentos, destruição parcial ou completa de várias estruturas com o tombamento de um caminhão, além dos prejuízos causados a muitos moradores da região.

Aviso da METSUL.

De acordo com a MetSul, uma corrente de jato em baixos níveis atua no Noroeste e no Norte gaúcho, e no Oeste de Santa Catarina, criando condições propícias a um padrão divergente de vento na atmosfera que pode trazer tornados e tempestades severas de vento e granizo.

Tornado em Santa Catarina Brazil

#URGENTE | TORNADO EM SANTA CATARINA!Um tornado foi registrado na tarde desta quarta-feira (10/06), pelo colega Jean Wickert na localidade de Iporã do Oeste. Não se descarta que outros tornados tenham provocado estragos em outras cidades catarinenses, durante a tarde de hoje!

Publicado por Tornados no Brasil em Quarta-feira, 10 de junho de 2020
Tornado filmado em Iporã do Oeste – SC.

VEJA TAMBÉM