Denúncia
Foto: Reprodução

Estão circulando em grupos de WhatsApp vídeos onde mostram ao menos três pescadores no rio Uruguai, em pleno período de piracema, realizando a pesca proibida/irregular, cometendo um crime.

Além disso, o ato foi registrado no Salto do Yucumã, um local de preservação, onde os cardumes de peixes se aglomeram para a desova.

Também, no vídeo é ficou claro que eles estão praticando o “arrastão, pegando os cardumes inteiros de peixes protegidos e prontos para a reprodução.

Vídeos mostram pesca proibida no rio Uruguai no Salto do Yucumã – PEPERI

#CRIME! 😲- Estão circulando em grupos de WhatsApp vídeos onde mostram ao menos três pescadores no rio Uruguai, em pleno período de piracema, realizando a pesca proibida/irregular, cometendo um crime. Além disso, o ato foi registrado no Salto do Yucumã, um local de preservação, onde os cardumes de peixes se aglomeram para a desova. 🚓

Posted by Portal Peperi on Wednesday, January 27, 2021

Nas imagens, e durante a fala de um dos suspeitos, eles comentam da roupa usada para a pesca proibida, onde estão camuflados para se passar por Ibama.

Segundo o Capitão e Comandante da Polícia Militar Ambiental, Everton Roncáglio, o fato foi registrado no parque do Turvo em Derrubadas. Além disso, a PMA do Rio Grande do Sul já está sabendo, bem como o Boletim de Ocorrência foi feito e os suspeitos identificados.

O comandante lamentou o episódio, afinal, o trabalho é muito grande de conscientização e de preservação e ainda tem pessoas que fazem esse tipo de coisa. Ele comentou que isso se chama “predador”.

O Parque Estadual do Turvo é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no noroeste do estado do Rio Grande do Sul, município de Derrubadas, junto ao rio Uruguai, fazendo divisa com o estado de Santa Catarina e a província argentina de Misiones.

Peperi