Fenômeno
Fenômeno registrado em São Francisco de Paula. Foto: MetSul/Leitor

A neve chegou na tarde e início da noite desta quinta-feira, 20, ao Rio Grande do Sul. Em Gramado, o fenômeno ocorreu simultaneamente com chuva congelada, confirmou a Somar Meteorologia. Outra duas cidades gaúchas registraram queda de chuva congelada: São Francisco de Paula e Pinheiro Machado, e confirmado pela Somar Meteorologia. Também houve chuva congelada em Nova Petrópolis, de acordo com a GZH.

⛄️ NEVE! | Neve em São Francisco de Paula no fim de tarde. Mais informações em metsul.com. ‬

Publicado por MetSul Meteorologia em Quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A chuva congelada, ou sleet, é quando os flocos de neve descem das nuvens numa região que está fria e caem em um local quente. Com isso, a neve derrete dentro de uma gota, e logo passa por uma espessa área fria do ar. Isso causa um novo resfriamento, resultando em gotas de chuva congelada ou pequenos gelos granulares.

⛄️ NEVE!!!!! | Olha a neeeeve! Vídeo de Jean Carlos Matos em São Francisco de Paula neste começo de noite. Mais em metsul.com.

Publicado por MetSul Meteorologia em Quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A previsão é que as serras gaúcha e catarinense registrem queda de neve. Municípios como Cambará do Sul, Vacaria, São José dos Ausentes e Bom Jesus podem ser afetados. Na sexta-feira (21), todo o Rio Grande do Sul deve registrar as temperaturas mais baixas da semana, com mínimas entre 0°C e 2°C na maior parte do Estado.

Foto: MetSul/Leitor

Confira a previsão da semana para Três Passos:

https://www.climatempo.com.br/previsao-do-tempo/15-dias/cidade/2692/trespassos-rs

VEJA TAMBÉM

Nevasca que atingiu Três Passos e região completa 55 anos; veja imagens