Tempo
Foto: Reprodução

A virada do mês será marcada por umidade, chuva e temporais na transição de setembro para outubro no Sul do Brasil. A instabilidade deve ganhar força entre quinta e sexta-feira com chuva mais volumosa e a perspectiva de tempestades localizadas que podem trazer vento forte e granizo. A chuva deve atingir os três estados do Sul com os maiores volumes no Rio Grande do Sul no dia 30 e em Santa Catarina e no Paraná no dia 1º.

Na quinta-feira, 30, o sol chega a aparecer com nuvens em grande parte do Rio Grande do Sul, porém a nebulosidade aumenta bastante no decorrer do dia e o tempo se instabiliza em todas as regiões. A chuva será mais volumosa do Centro para o Norte gaúcho. Dados analisados pela MetSul indicam alto risco de temporais isolados na quinta na Metade Norte gaúcha com possibilidade de ocorrências localizadas de vento forte e granizo. A chuva da quinta atinge ainda a maioria das regiões de Santa Catarina e parte menor do Paraná.

Na sexta, 01, o dia começa com chuva na Metade Norte gaúcha e o tempo depois melhora, uma vez que a instabilidade deve se deslocar para Norte, impulsionada por uma massa de ar frio. Com isso, a chuva aumenta bastante em Santa Catarina e no Paraná, devendo alcançar todas as regiões catarinenses e a grande maioria das cidades paranaenses. Alerta-se que a chuva será localmente forte a intensa com altos volumes principalmente em parte de Santa Catarina. Os dois estados têm ainda risco de temporais isolados.

O fim de semana começa com chuva em diferentes regiões de Santa Catarina e do Paraná no sábado com os maiores volumes no estado paranaense. Parte do Rio Grande do Sul deve ter também instabilidade em algumas horas do dia, especialmente áreas mais ao Norte e Oeste. Já o domingo deve ter muita chuva no Paraná com precipitações localmente torrenciais, muitos raios e altos acumulados de precipitação que em algumas cidades podem ficar perto ou acima de 100 mm em 24 horas.

Receba gratuitamente as notícias do Três Passos News no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/JrnRt9zoVyP24hyVKT2jRA

Metsul