Polícia
Fotos: Marcelo Ribeiro (Portal Caderno 7

Gabriel Marques Cavalheiro18 anos, está desaparecido desde a última sexta-feira (12) em São Gabriel. O jovem, nascido em Guaíba, estava hospedado na casa dos tios no município para realizar os exames de alistamento militar, que ocorrem nesta semana. Ele teria sido avistado, pela última vez, por uma testemunha sendo colocado em uma viatura da Brigada Militar.

Na manhã de quarta-feira (17) equipes da Polícia Civil, bombeiros e Brigada Militar realizaram buscas nas proximidades da saída da Estrada do Tiarajú, proximidade de Lava Pé, interior do município. Bombeiros, cães farejadores do canil e mergulhadores do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) de Santa Maria estão fazendo buscas nas águas.

Segundo informações obtidas com familiares pela reportagem do site Caderno 7 de São Gabriel, o jovem teria ido a uma residência onde teria se encontrado com duas jovens. Ao tentar entrar na casa delas, a proprietária da residência teria acionado a Brigada Militar. Uma moradora, que teria testemunhado o fato, afirmou que viu ele pela última vez sendo colocado em uma viatura. Desde então, Gabriel não retornou mais para casa. Familiares chegaram a procurar na Delegacia de Polícia, mas ele não foi levado para lá.

Familiares foram até o quartel da Brigada Militar em São Gabriel em busca de explicações.

Na terça-feira (16) familiares e vizinhos foram até a Brigada Militar para levar mais informações sobre Gabriel e cobrar por explicações, juntamente da advogada que representa a família, Rosane Teixeira.

– Ele é um guri muito bom, educado, atencioso, que adora música gaúcha e andar a cavalo, sem vícios, nunca tinha sumido e nunca deu incomodação com polícia, nada, ele veio para se alistar e estava na casa dos tios – afirmou a mãe dele. As irmãs também estavam presentes, além de vizinhos e amigos, na sede do 4º Esquadrão de Polícia Montada, em São Gabriel – afirmou a mãe dele, Rosane Machado Marques.

Foto: Arquivo pessoal

O que diz a Polícia Civil

Conforme o delegado José Bastos, titular da Delegacia de Polícia de São Gabriel, o jovem foi abordado na madrugada de sábado, na Rua Sete de Setembro, Bairro Independência

– Em princípio, ele estaria consumindo bebida alcoólica, teria perturbado uma terceira pessoa e tentado entrar em uma residência – afirmou o delegado.

Bastos confirmou que a abordagem ocorreu nas proximidades da residência onde ele estaria hospedado, e informou que o local para onde Gabriel teria sido levado está sendo investigado em inquérito. 

Ao ser questionado sobre o motivo das buscas se concentrarem em um banhado no interior do município, ele afirma que seria o possível local que a vítima teria se direcionado. Bastos não informou se ele teria ido sozinho, ou sido levado até a localidade.

– A gente tá concentrando as buscas nos locais que ele teria sido avistado. Estão sendo analisados várias imagens, informações e perícias. A gente instaurou inquérito. Não vou entrar em detalhes dos depoimentos, das questões que estão sendo apuradas neste momento – declara Bastos.

O que diz a Brigada Militar

No final da tarde desta terça-feira (16), a Brigada Militar se manifestou sobre as investigações do caso. Gabriel teria sido avistado pela última vez por uma testemunha sendo colocado em uma viatura.

Em nome do Comando Regional da Fronteira Oeste, o major Aníbal Silveira, comandante do 2º Regimento de Polícia Montada, falou para a imprensa que todos os esforços estão sendo realizados para localizar o jovem e esclarecer o que teria ocorrido. Silveira, que atuou em São Gabriel por muitos anos, afirma que assim que foi tomado conhecimento da situação, a Brigada Militar determinou duas frentes de ação.

– A Brigada deslocou a Corregedoria e o Comando Regional para São Gabriel a fim de esclarecer os fatos, assim que tomamos conhecimento da situação. Além disso, estamos com uma equipe da Corregedoria Militar, para colaborar nas investigações, que devem levar em torno de 40 dias ou mais tempo se necessário – afirmou o major.

Em entrevista, o major afirmou que Gabriel foi abordado a partir de um chamado aberto via 190 em que uma mulher teria solicitado à Brigada Militar na madrugada de sábado (13). Silveira afirmou que nada de irregular foi encontrado com Gabriel e que o jovem foi somente abordado no local e liberado. 

– Depois disso, chegou a informação de que ele estaria desaparecido. Então a Brigada Militar, de pronto, iniciou os trabalhos de busca na região onde o jovem foi visto pela última vez e uma investigação interna – declara o major.

Os policiais envolvidos na abordagem ao jovem não estão trabalhando no policiamento ostensivo. Eles já foram ouvidos e, conforme o major, e estão colaborando com as investigações. Ao ser questionado sobre o motivo das buscas se concentrarem em um banhado no interior do município, ele afirma que foi o último local em que a vítima foi avistada. 

Silveira ainda informou que o Comandante do CRPO-FO, Tenente-Coronel Antonio Felipe Zinga Junior, conversou com familiares, ofertando suporte para a família e o comprometimento para esclarecer este fato que gerou comoção na comunidade gabrielense. Até o final da tarde, ainda eram realizados trabalhos relativos às investigações do desaparecimento do jovem. 

Receba as nossas notícias no WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/GD1P1RTEpXKIWUSRQLhdsM

Diário SM