Na segunda ação, que ocorreu em conjunto com policiais civis da DPPA de IJUÍ, na tarde de domingo (11/06), a Polícia Civil, através da 1ª DIN/DENARC prendeu dois homens em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
A investigação iniciou a partir de troca de informações entre policiais da 1ª DIN/DENARC e da DPPA/IJUÍ, após intensa análise de dados, que resultou na suspeita de que um caminhão de mudança com frequência semanal circulava por todas regiões do Estado e retornava para o sul do RS sem ter efetuado qualquer carregamento lícito.
As informações foram corroboradas por monitoramento do veículo e identificação do motorista, que possuía antecedentes por furto qualificado de carga.
Os locais que o veículo e motorista frequentavam não condiziam com a ocupação do caminhão de mudança, levantando suspeitas sobre suas ações.
A partir das informações e diante dos elementos coletados, os policiais seguiram monitorando o veículo via sistemas e verificaram que o veículo deslocou para a região noroeste no final de semana e iniciou seu retorno no domingo.
Havendo suspeitas para abordagem, os policiais aguardaram entre os municípios de Ijuí e Coronel Barros, avaliando o melhor momento em relação à segurança e operacionalidade para a ação.
No momento em que o homem parou na pista de rodagem sem qualquer justificativa aparente, os policiais decidiram pela abordagem e face a incerteza das respostas apresentadas na entrevista prévia, decidiram pela busca no baú do caminhão.
Foi constatado, então, que havia um arsenal sendo transportado pelo caminhão de mudança. Foram encontradas 17 pistolas e 2 fuzis calibres 556 e 762. O armamento possivelmente seria utilizado para abastecer facções criminosas em conflitos locais.
Destaca-se que o armamento é próprio para guerrilhas e o calibre 762 de uma das armas é restrito apenas para forças de segurança.
Ainda não se sabe o destino final das armas, que será investigado a partir do telefone celular apreendido. Mas trabalha-se com a hipótese da região sul do estado, face às informações coletadas antes da abordagem e face o endereço que os dois homens residiam, na mesma rua, na cidade de Alegrete.
No caminhão, além do motorista de 46 anos com antecedentes criminais por furto qualificado, havia outro homem também residente na região Sul do Estado, sem antecedentes e de 25 anos. Ambos foram presos em flagrante.
O trabalho em parceria entre o DENARC e a DPPA de IJUÍ demonstrou sucesso na parte de inteligência e também na parte operacional.
Segundo o Delegado Guilherme Dill, o sucesso da ação é resultado de uma intensa troca de informações e dedicação dos policiais no diário combate ao crime organizado.
A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar as ações e investigações contra o tráfico de entorpecentes e as organizações criminosas, dando foco também no interior do Estado do RS.
Disque-denúncia do DENARC
08000 518 518
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/BN0NbQqN69nDsuijpjE2Sp
Com informações da POLÍCIA CIVIL/DENARC/1ª DIN