Infelizmente a maioria dos eleitores não conhece em toda sua extensão, as funções de um vereador.
A eleição acaba sendo monopolizada pelas candidaturas para o executivo, o que faz com que o legislativo tenho menor importância. O que é um erro. Pois a câmara de vereadores é parte importante na engrenagem política.
São os pesos e contrapesos que fazem com que tudo funcione de forma a realmente melhorar a vida do cidadão.
Não importa se a gestão do executivo é eficiente ou ruim, a Câmara precisa estar atenta e valorizar os acertos, expor os erros e indicar os caminhos.
Só que no meio disso tudo, existe os “interesses”, que muitas vezes fazem com que um vereador ou uma bancada inteira, sejam contra uma ideia positiva para o município, simplesmente porque ela não segue sua linha ideológica, ou pior, porque ela tem potencial para realmente ser uma grande obra da gestão, e assim fortalecer um grupo pra se manter no poder.
Este é o dilema do vereador de oposição: votar a favor do cidadão ou votar a favor do seu partido?
Você conhece vereadores assim?
Por isso é tão importante escolher bem o seu candidato.
Escolha aquele que tem potencial para ser um bom vereador. Que não vai para a Câmara para defender o seu lado, mas sim, para defender o cidadão.
Aquele vereador que pensa, cria projetos e vota no melhor para o município e não faz da vereança um emprego.
Analise os vereadores desta gestão.
Procure saber o que eles apresentaram de trabalho.
Outra coisa importante é a renovação da câmara. Pois aquele vereador que já está lá há 4, 5 ou 6 gestões, com certeza já não tem muito o que oferecer para a população.
Este, já virou vereador profissional.
Carton Cardoso