O nascimento de um gatinho incomum tem impressionado os moradores de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina. É que o gato nasceu com duas faces e, apesar de ter apenas três dias, tem sobrevivido mesmo com a condição rara e a rejeição da mãe.
O pequeno filhote, que ainda não tem nome, viralizou entre os moradores da cidade ao nascer com características diferentes do comum. E foi graças às redes sociais que ele chegou à clínica em que está sendo tratado, com despesas custeadas pelo grupo de resgate de animais do município.
O médico veterinário César Vieira Blanski é quem está cuidando do animal. “Embora seja um episódio raro, é o segundo já neste ano que a gente tem conhecimento na cidade. Só que no outro nascimento o filhote morreu no mesmo dia”, conta.
O gatinho de duas faces nasceu em uma ninhada com outros quatro irmãos, mas foi rejeitado pela mãe, que vivia na rua, embora fosse cuidada por uma família. Por causa da rejeição, foi resgatado com quadro de desnutrição e desidratação
Ele tem dois focinhos, quatro olhinhos e duas bocas e tem se alimentado com leite artificial, parecido com o leite de gata, ofertado por meio de uma seringa. “É muito cedo pra fazer um prognóstico. Não sabemos se atinge outros órgãos ainda”, diz o veterinário.
O objetivo é estabilizar o quadro de saúde do animal para, então, fazer um exame de radiografia que permita verificar a extensão da condição. O problema é que esse tipo de exame emite radiação, o que pode ser prejudicial na atual situação do filhote.
César explica que, na literatura veterinária, esses animais são conhecidos como gatos de Janus – nome do deus grego representado com duas faces. A causa dessa condição é genética, embora não totalmente conhecida.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/HFKl9gaK9NmEi5SMTiG16p
ND Mais