A Administração Municipal de Três Passos juntamente com a Associação Hospital de Caridade vem por meio desta nota, prestar o seguinte esclarecimento com relação ao 46º óbito por covid-19, ocorrido no dia 23 de março de 2021:
O paciente apresentava exame positivo para Covid-19 coletado no dia 12 de março. No entanto, após este período o diagnóstico do teste sorológico, apontou positivo para IgG, significando que a doença já havia passado do período de transmissão.
Nesse sentido – conforme orientações do Ministério da Saúde através do Guia de Vigilância Epidemiológica Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional pela Doença pelo Coronavírus 2019 – os indivíduos que vieram a óbito após o período de isolamento são considerados não infectantes.
Com isso, esses corpos poderão ser velados em maior período de tempo, assim como é permitida a realização da cerimônia com a urna aberta.
De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, que deve ser seguida pelas Coordenadorias Regionais de Saúde e orientado aos Municípios, para óbitos ocorridos em determinado período após o paciente ter sido diagnosticado com coronavírus, a causa da morte pode constar no sistema de dados com registro em decorrência da doença.
Feito estes esclarecimentos, finalizamos este exposto reiterando que, em momento algum, a Administração Municipal e a Associação hospitalar gostaria de estar anunciando novos óbitos pela doença ou por qualquer outro motivo, no entanto, seguimos o princípio da transparência pública na informação dos dados referentes a pandemia.
Lamentamos profundamente os óbitos ocorridos, nos solidarizando com os familiares e amigos das vítimas, e como Administração Municipal pedimos a toda população que continuemos com os cuidados máximos referentes à transmissão do coronavírus, para que os números relativos a pandemia permaneçam em queda.
Três Passos, 25 de março de 2021.
VEJA TAMBÉM