Educação

Jovem com paralisia cerebral, de Tiradentes do Sul, realiza primeira palestra na ETEC

Na última terça-feira do mês de abril, dia 24, de 2023, o embaixador Caio Geovane Borger Paludo, da Equipe Regional de Inclusão e acessibilidade ERIAc, realizou a sua primeira palestra sobre inclusão e acessibilidade na Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, localizada no município de Bom Progresso, na região celeiro noroeste do estado do Rio Grande do Sul, quando foram abordados três assuntos diferentes:

primeiro foco principal, que foi inclusão e acessibilidade; segundo, a proteção infanto-juvenil; e terceiro, o bullyng.

Nos três assuntos, primeiro foi feito a explicação do conceito em geral de cada assunto e após, foi explicado como podemos agir no dia a dia para que todos nós possamos deixar um mundo melhor do o que encontramos. Também foi falado bastante sobre a questão do respeito com os outros e com as diferenças, sobre adaptações de atividades para PCD e assim conseguindo incluir os PCD em atividades do cotidiano com as outras pessoas.

Foto: Arquivo Pessoal

Caio Geovane Borger Paludo, de 20 anos, é portador de paralisia cerebral G80 classificada como grave, aluno deficiente físico do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC, realizou a sua primeira palestra sobre inclusão e acessibilidade.

Mesmo com as suas limitações e dificuldades físicas motoras devido ao atrofiamento motor e deformidade, Caio sempre está desenvolvendo e se envolvendo nas atividades propostas pela escola e pelo seu grupo escoteiro.

 Além disso, nunca se rende a suas limitações e faz ao máximo para prosseguir com as atividades normalmente como qualquer outro aluno, mas claro sempre dentro das suas condições além de ter um alto dominância com computador e celular.

Caio ingressou no Grupo Escoteiro Murialdo 106/RS localizado no município de Gravataí, região metropolitana de Porto Alegre, no ano de 2021, como jovem pioneiro, reside no município de Tiradentes do Sul, a 20km da fronteira com Argentina, e a 507 km da sede do seu Grupo Escoteiro, onde participa das atividades escoteiras de forma online via google meet, mas sempre que consegue ir viajar para a região de Porto Alegre para participar de atividades presenciais o jovem vai, pois acredita que a vida é uma só e que cada viagem sempre é um novo conhecimento para a vida e sempre é bom fazer atividade escoteira ao ar livre na natureza.

Foto: Arquivo Pessoal

A política educacional está voltada para a eliminação de todas as formas de barreiras, de modo que o aluno possa participar plenamente das ações pedagógicas e sociais da escola e do grupo escoteiro, centradas nas diferentes formas de aprender e conviver.

A inclusão é um caminho longo, e somente terá resultado se todos conseguirem ver a pessoa com deficiência com os olhos de quem não vê a incapacidade, mas sim a possibilidades e potencialidades de cada ser humano. Portanto se trata de um movimento amplo, diferente de integração, que neste caso significa apoiar os alunos com deficiência na escola regular, na inclusão o foco é a transformação da educação comum para eliminar as barreiras que limitam o aprendizado e a participação destes alunos na escola e no movimento escoteiro.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/DkFcLPqw5hUFY4xFSh64MW

Tres Passos News

Direção e redação.

Recent Posts

Por que mulheres têm risco maior de Alzheimer do que homens? Cientistas encontram pista

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos descobriram que mulheres com declínio cognitivo, desde casos mais leves até…

58 minutos ago

Massa de ar polar avança sobre o RS e deve derrubar a temperatura até quarta-feira

Apesar do predomínio do sol, a Páscoa e o feriado de Tiradentes serão de frio intenso em todo o Rio…

1 hora ago

Coluna Semanal – Os Soberbos

Parte da mensagem mediúnica de Adolfo, bispo de Argel. (Marmande 1862). “Homens, por que vos…

12 horas ago

Homem de 34 anos está na condição de desaparecido em cidade da Região

Um homem de 34 anos, é dado como desaparecido desde que saiu de casa por…

13 horas ago

Seis feminicídios são registrados na Sexta-feira Santa no Rio Grande do Sul

O feriado da Sexta-feira Santa, que deveria ser marcado por momentos de reflexão e paz, foi…

13 horas ago

Casal de jovens é morto a facadas no RS; suspeito do crime é o ex-namorado da vítima

Um duplo homicídio foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) na comunidade de Arroio Feliz,…

19 horas ago

This website uses cookies.