A construção do monumento do Cristo Acolhedor em Sobradinho, no Rio Grande do Sul, está em fase avançada, com cerca de 80% das obras concluídas. Localizado em um ponto alto da cidade, o monumento terá 24 metros de altura, sendo 20 metros da estátua e 4 metros de base. Com braços abertos, as mãos do Cristo estarão posicionadas em sinal de acolhimento. O projeto tem como objetivo fomentar o turismo na região, gerando movimentação econômica.
A obra está sendo realizada por equipes da área artística e estrutural, com a empresa Realize de Santa Cruz do Sul responsável pela parte estrutural e o escultor cearense Markus Moura encarregado do visual da imagem. Com investimento estimado em 1,5 milhão de reais, a construção tem previsão de conclusão para o início de julho deste ano.
Parte da estrutura deverá ser içada e fixada já no início do próximo mês. Os braços do monumento pesam cerca de 25 toneladas, enquanto a cabeça tem 5 toneladas. O supervisor da obra, Artur Lopes de Souza, afirma que tudo está andando dentro do previsto e que os visitantes devem manter-se afastados da construção por questões de segurança.
No entorno do monumento, está prevista a construção de outras edificações que servirão de suporte ao ponto turístico, como um restaurante panorâmico e cabanas. O empresário Tuki Siman, doador do terreno, afirma que também serão instalados estacionamento, bancos e iluminação.
No entanto, o projeto foi alvo de controvérsias. Em março deste ano, o vereador Janderson Nunes encaminhou ao Ministério Público um pedido de suspensão das obras, argumentando que a Prefeitura não deveria investir recursos próprios no monumento, tendo em vista outras prioridades, como a área da saúde. Diante disso, a promotoria solicitou que o prefeito Armando Mayerhofer esclareça a destinação dos recursos e a aprovação do Legislativo para a obra.
Participe do nosso grupo de WhatsApp!
https://chat.whatsapp.com/F8ClYgHeDrF0GDpP7ogNKR
Gaz