A forte estiagem observada há meses na região das Missões está causando vários problemas para a população e para animais de produtores.
Pastagens praticamente inexistentes e açudes com baixa quantidade de água e, conseqüente falta de oxigênio, acaba fazendo com que, além de perda de peso e da qualidade do animal, ocorram mortes dos mesmos.
BOSSOROCA
Segundo a médica veterinária Vanessa Moreira Souza, a maioria dos campos bossoroquenses não possui mais pasto. Desde agosto de 2021, as chuvas estão escassas no município. Para alimentar o gado, é preciso buscar alternativas, como a compra de ração, o que acaba encarecendo o custo de produção.
O resultado da falta de alimentação e de água é um rebanho cada vez mais fraco e com baixo peso. São várias as propriedades com relatos de mortes de bovinos, embora não haja um levantamento preciso sobre as perdas.
A solução encontrada por muitos pecuaristas é antecipar a venda do gado, mesmo sem as condições ideais, a fim de evitar maiores prejuízos.
PIRAPÓ
Relato de produtores do município dá conta de que, pelo menos dois bovinos teriam morrido nos últimos dias no interior, devido a falta de água e por atolamento.
Alguns açudes com criação de peixes tiveram toda a produção perdida com a morte dos cardumes. A baixa nos níveis de água fez com que os animais perecessem por falta da própria água e de sua oxigenação.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg
Portal RD