O governador Eduardo Leite concede entrevista coletiva, nesta quinta-feira (17), para detalhar o estudo para o futuro edital de concessão de 1.131 quilômetros de rodovias estaduais por 30 anos, com a perspectiva de duplicar ou triplicar 73% da malha, além de construir 808,6 quilômetros de acostamentos e de executar 831 obras de adequações em acessos.
Serão três blocos de concessões, com previsão de aportes de R$ 3,9 bilhões nos primeiros cinco anos. Em 30 anos, os investimentos devem chegar a R$ 10,6 bilhões.
A expectativa é de que o edital seja publicado até o fim de setembro deste ano. Segundo o Piratini, a divisão das estradas, por blocos, atendeu a critérios como proximidade geográfica, lotes viáveis sob forma de concessão comum e extensão capaz de atrair o maior número de investidores.
BLOCO 1
RS-239 – km 20 – Parobé (nova)
RS-474 – km 20,2 – Santo Antônio (existente)
RS-040 – km 51,3 – Viamão (nova)
RS-115 – km 23 – Três Coroas (existente)
RS-235 – km 27,2 – Gramado (existente)
RS-235 – km 53,1 – São Francisco de Paula (existente)
RS-020 – km 60,3 – Taquara (nova)
RS-020 – km 22,9 – Morungava (nova)
RS-118 – km 22,6 – Gravataí (nova)
BLOCO 2
RS-130 – km 94 – Encantado (existente)
RS-453 – km 78,5 – Boa Vista do Sul (existente)
RS-453 – km 19,8 – Cruzeiro do Sul (existente)
RS-135 – km 18,4 – Coxilha (existente)
RS-129 – km 160 – Casca (nova)
RS-234 – km 195,8 – Passo Fundo (nova)
RS-324 – km 277 – Nova Araçá (nova)
BLOCO 3
RS-122 – km 22,5 – Bom Princípio (nova)
RS-122 – km 99,6 – Flores da Cunha (existente)
RS-122 – km 132 – Antonio Prado (nova)
RS-287 – km 12,6 – Montenegro (nova)
RS-122 – km 50 – Emboaba (nova)
RS-446 – km 11 – Carlos Barbosa (nova)
Tarifas
Conforme o governo, o valor das tarifas será definido somente em leilão, que deve ser realizado em dezembro deste ano. Diferentemente do que a EGR praticava, a novidade é que não haverá mais valor único.
O estudo do governo e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apontou valores máximos e mínimos conforme o perfil do trecho da rodovia onde cada praça de pedágio está inserida. Se a rodovia possui mais trechos simples do que duplicados, a tarifa é 30% menor do que a de pista dupla; se ocorre o inverso, o valor é mais alto.
A base do cálculo definiu um valor fixo de pedágio para todas as praças de cada bloco, somado a isso, acrescentou um valor variável (veja mais abaixo).
Descontos para usuários frequentes
De acordo com o plano apresentado nesta quinta-feira, não haverá mais isenção para moradores. Contudo, o estudo prevê descontos para usuários frequentes de todas as praças de pedágios.
Os beneficiários serão os usuários de veículos leves e que utilizem TAG para pagar o pedágio, com redução de 5% no valor da tarifa.
Outra modalidade será o desconto progressivo escalonado conforme o número de viagens realizadas dentro do mês, também via TAG no veículo:
De 4 a 7 viagens – desconto de 10%
De 8 a 11 viagens – desconto de 12,5%
De 12 a 15 viagens – desconto de 15%
De 16 a 19 viagens – desconto de 17,5%
20 viagens ou mais – desconto de 20%
Veja as tarifas propostas* para cada bloco (mínima e máxima):
* valores só serão definidos em leilão, que deve ocorrer em dezembro
BLOCO 1
RS-239 – km 20 – R$ 5,28 – R$ 7,05
RS-474 – km 20,2 – R$ 6,22 – R$ 8,30
RS-040 – km 51,3 – R$ 7,73 – R$ 10,31
RS-115 – km 23 – R$ 5,68 – R$ 7,58
RS-235 – km 27,2 – R$ 5,74 – R$ 7,66
RS-235 – km 53,1 – R$ 5,60 – R$ 7,47
RS-020 – km 60,3 – R$ 5,81 – R$ 7,75
RS-020 – km 22,9 – R$ 5,88 – R$ 7,84
RS-118 – km 22,6 – R$ 5,54 – R$ 7,39
BLOCO 2
RS-130 – km 94 – R$ 6,89 – R$ 9,19
RS-453 – km 78,5 – R$ 6,85 – R$ 9,14
RS-453 – km 19,8 – R$ 6,65 – R$ 8,86
RS-135 – km 18,4 – R$ 7,47 – R$ 9,97
RS-129 – km 160 – R$ 6,66 – R$ 8,89
RS-234 – km 195,8 – R$ 7,02 – R$ 9,36
RS-324 – km 277 – R$ 7,02 – R$ 9,36
BLOCO 3
RS-122 – km 22,5 – R$ 7,07 – R$ 9,43
RS-122 – km 99,6 – R$ 6,00 – R$ 8,01
RS-122 – km 132 – R$ 5,24 – R$ 6,99
RS-287 – km 12,6 – R$ 5,22 – R$ 6,96
RS-122 – km 50 – R$ 5,45 – R$ 7,27
RS-446 – km 11 – R$ 5,10 – R$ 6,81
GZH