O dono de uma vinícola em Pinto Bandeira, na Serra do Rio Grande do Sul, fez centenas de fogueiras para salvar uma área de vinhedos da geada na noite desta sexta-feira (25).
Segundo o proprietário Daniel Geisse, da vinícola Família Geisse, foi colocado um ponto com fogo a cada 5 metros. Foram aproximadamente 50 fogueiras por hectare, em um total de 40 hectares. No vídeo, é possível ver a queimada nos vinhedos. Veja vídeo abaixo:
https://www.facebook.com/watch/?v=2046981215652783
A técnica provoca uma espécie de camada de inversão térmica, que ajuda a aumentar as temperaturas médias dos vinhedos.
“Ela impede que a geada, que vem de baixo para cima, possa subir e congelar os brotos. Estamos na época de formação dos brotos, e, se forem atingidos pela geada, congela e impede a produção”, explica.
Ele diz que esse processo é usado na Europa, pois é difícil aumentar a temperatura em um ambiente frio. O fogo ajuda a manter a temperatura média do vinhedo acima de 0ºC. De acordo com Geisse, eles conseguiram aumentar de 2ºC a 3ºC a temperatura próximo ao solo.
Uva como matéria prima
Daniel conta que a uvas é uma matéria-prima essencial, já que não pode ser substituída.
“A gente faz de tudo para pode sobreviver quando tem esses períodos de geada”, diz.
Ele também afirma que é uma técnica simples, mas que tem um alto custo, uma vez que requer bastante trabalho. “É preciso manter o fogo acesso durante toda a madrugada até o amanhecer”.
No entanto, ele afirma que o trabalho vale a pena. “Se conseguimos os resultados para evitar a perda, em nosso caso, vale qualquer sacrifício, pois nossa matéria prima, no que diz respeito a suas características e nível de qualidade é insubstituível”, fala o proprietário.
Como funciona a queimada? É prejudicial?
O diretor de degustação da ABS-RS Vinícius Santiago, explica que os queimadores funcionam de duas maneiras. Primeiro aquecendo o ar nos vinhedos, impedindo que as temperaturas cheguem abaixo do 0°C. Já a fumaça gerada pelos queimadores forma uma proteção que ajuda a evitar a perda de calor, como um cobertor ou uma estufa.
Segundo ele, essa ação é necessária pois a geada pode queimar as brotações da videira, comprometendo a produção de uvas naquela safra.
No entanto, a queima desses combustíveis podem gerar a poluição no ar.
Seja o primeiro a ficar informado!
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/CYtQhD1qe4yB6m766he19U
G1 RS