Tempo
Foto: Arquivo Três Passos News

MetSul Meteorologia alerta para um episódio de instabilidade neste fim de semana que pode trazer chuva com volumes localmente elevados e talvez até excessivos com risco ainda de rajadas de vento forte e de temporais isolados, consequência de duas potenciais áreas de baixa pressão que podem se transformar em dois ciclones. As áreas com mais atenção são o Leste e o Sul do Rio Grande do Sul.

Trata-se de um cenário meteorológico por demais complexo que os modelos numéricos de computador usados pelos meteorologistas não estão conseguindo resolver de forma adequada com enormes diferenças em suas projeções, especialmente quanto à segunda área de baixa pressão.

Se acontecerem, o primeiro ciclone seria na costa e um segundo atuaria sobre o continente com uma trajetória errática e bastante incomum de se observar que pode ser um ciclone atípico, este sim com riscos.

Nível de chuva

O modelo WRF que é inicializado com o modelo GFS norte-americano é que mostra um cenário preocupante de precipitação com chuva com muito altos volumes em setores do Sul e do Leste gaúcho, até com marcas localmente excessivas capazes de gerar tanto alagamentos como inundações.

Já o modelo WRF inicializado com o modelo europeu concentra a chuva volumosa só em áreas mais ao extremo Sul do Rio Grande do Sul, ao Sul de Pelotas e Rio Grande, em especial nos municípios do Chuí e de Santa Vitória do Palmar. Já para áreas mais ao Norte, o WRF europeu não projeta acumulados de precipitação significativos.

Força dos ventos

Os dados coletados pela MetSul não indicam um episódio de vento significativo que seja amplo e alcance um grande número de locais. Onde o risco de vento forte nos parece maior é no Uruguai e no Sul gaúcho, e secundariamente no Leste do Rio Grande do Sul e talvez o Sul de Santa Catarina. As áreas do Chuí, Santa Vitória do Palmar e Rio Grande são as de maior atenção.

Receba as principais notícias no seu celular:

https://chat.whatsapp.com/EvKimMBKVIv8axhE9r9OX5

Siga-nos no Facebook: https://www.facebook.com/www.trespassosnews.com.br

Correio do Povo