Polícia
Foto: Reprodução

A morte de quatro agricultores em uma residência em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, no domingo (23), causou comoção em Salto do Jacuí, na Região Central do Rio Grande do Sul. Três das vítimas eram rostos e nomes conhecidos do município de 12,5 mil habitantes.

Os mortos foram identificados como Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos; os dois filhos dele, Luiz Antônio Dalcin, 34 anos, e Gustavo Dalcin, 38; e um funcionário da família, Leonilton Souza da Silva, 33. O crime aconteceu em uma casa alugada onde eles moravam.

”Se perder um parente já é triste, imagina perder três. Foi injusto, foi uma coisa sem fundamento. Eles eram muito queridos. Cada um com seu jeito, mas com coração grande”, desabafa Cassio Dalcin, filho de Luiz Pedro e irmão de Luiz Antônio e Gustavo.

O pai, Luiz Pedro Dalcin, é natural de Sobradinho. Os filhos nasceram na cidade de Arroio do Tigre, também no RS. Já Leonilton Sousa é natural de Balsas, no Maranhão.

Segundo Cassio, de 33 anos, os familiares foram para o Piauí em 2019. Por lá, trabalharam com produção e colheita de soja e feijão. Ele diz que conversava com o pai pelo menos uma vez por semana.

”Uma pessoa muito correta, construiu tudo do zero, trabalhando. Nunca tentou passar por cima de ninguém”, relembra o filho da vítima.

Cássio viajou de Salto do Jacuí ao Piauí para fazer o reconhecimento dos corpos dos familiares e providenciar os atos fúnebres. O velório será realizado na terça-feira (25) no município gaúcho.

Luiz Pedro deixa Cassio e uma filha. Luiz Antônio deixa dois filhos. Gustavo deixa uma filha.

O crime

Quatro pessoas foram assassinadas a tiros em Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, nesse domingo (23). Segundo a Polícia Civil, as vítimas são um pai, dois filhos e um funcionário da família.

Segundo a Polícia Militar do Piauí, as vítimas são:

O pai, Luiz Pedro Dalcin, de 61 anos;

Luíz Antônio Dalcin, de 34 anos, filho de Luiz Pedro;

Gustavo Dalcin, de 38 anos, filho de Luiz Pedro;

Leonilton Sousa da Silva, de 33 anos, que segundo a Polícia Militar seria funcionário das outras vítimas;

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 7h, numa casa alugada onde as vítimas moravam, na zona urbana da cidade. As quatro vítimas foram todas assassinadas no terraço da casa.

Duas pessoas teriam participado do crime. A Polícia Civil iniciou a investigação do caso. A Polícia Militar está fazendo buscas pela região.

Ainda não se sabe o que motivou a chacina. Conforme o delegado, nenhuma possibilidade foi excluída nas investigações. ”Todas elas [possibilidades] estão sendo e serão verificadas”, afirmou.

“Elas [vítimas] eram agricultores, naturalmente, você vai apurar como se dava a vida deles enquanto agricultores, e também enquanto pessoas comuns, que conviviam no meio daquela sociedade. É um caso atípico, realmente de repercussão, que a gente precisa ter muita cautela, notadamente pra não atrapalhar o trabalho que tá sendo realizado lá na ponta”, disse.

Participe do nosso grupo de WhatsApp!

https://chat.whatsapp.com/CmyP3litXRj9MiTwu5EkPG

G1