Um grande canal de umidade com origem na Amazônia deve se posicionar no Sul e aumentar de forma considerável a quantidade de chuva no Rio Grande do Sul no fim de fevereiro e março, assim como no inverno. As projeções são da Metsul Meteorologia.
Com isso, a perspectiva é de a chuva aumentar muito no Rio Grande do Sul nestes últimos dias de fevereiro e no começo de março, prevendo-se desde já que os acumulados de precipitação podem ser significativamente elevados em algumas regiões. O aumento da umidade, por outro lado, trará maior risco de temporais isolados com chuva intensa e extrema localizada em curto período, vento forte e granizo.
Um dos riscos neste tipo de situação em que há abundante umidade, o que vai se verificar em especial na primeira semana de março, são eventos localizados de chuva muito volumosa e até excessiva com altíssimos índices de precipitação em setores isolados, às vezes apenas parte de uma cidade, com alagamentos e inundações repentinos com possibilidade de transbordamento de arroios e córregos pela grande carga de água em curto período.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/D0RDjvChlCFGU5mWZ176cg
Metsul Meteorologia (clique aqui)