Na virada do ano de 2021, havia previsão de ocorrer dois tipos de circulações que possivelmente favorecerão a ocorrência de chuvas no Estado. É o que aponta o Boletim Integrado Agrometeorológico 52/2021, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a Emater/RS-Ascar e o Irga.
O primeiro foi um fluxo de calor e umidade transportado pela corrente de jato de baixos níveis (JBN), que chegou ao Estado na quinta-feira (30/12) e trouxe ar quente e úmido da região Centro-oeste do Brasil em direção ao Rio Grande do Sul. Esta circulação ocorreu e auxiliou na formação de pequenos sistemas convectivos de mesoescala (aglomerados de nuvens) e gerou chuvas nas regiões Noroeste, Norte e Nordeste do Estado.
O segundo sistema previsto pelos modelos numéricos será uma frente fria, que deverá chegar ao Rio Grande do Sul na terça-feira (4) e permanecer atuando durante toda a quarta-feira (5) da próxima semana. Caso esta frente fria chegue ao Estado, os modelos indicam chuvas acumuladas de mais de 30 milímetros para a região Nordeste e acumulados maiores do que 20 mm para as regiões do Litoral e Central.
Receba as notícias do Três Passos News no seu celular:
https://chat.whatsapp.com/LpSJn1andC28wbpj7mEFso
Seapdr