Tempo
Foto: Arquivo/Três Passos News

O que esperar do clima em agosto? O oitavo mês do ano é o terceiro e último do trimestre do inverno climático, a despeito da estação fria terminar pelo critério astronômico apenas na segunda metade de setembro. O mês, assim, é o que costuma ter temperatura média mais alta no trimestre climatológico de inverno, sendo menos frio nas normais históricas que junho e julho.

Alguns chamam agosto de o mês do desgosto. Outros de o mês do cachorro louco. Fato é que também no clima agosto não é um mês ordinário. Costuma ser marcado por toda a sorte de extremos no tempo, seja na temperatura como em precipitação no Sul do Brasil.

Nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense, agosto é um mês de queima frequente do campo e que é usada como controversa técnica, o que traz fumaça nas cidades destas regiões e avança não raramente para outras áreas dos dois estados, como o litoral.

CHUVA EM AGOSTO

No Rio Grande do Sul, a tendência é de um mês com chuva perto ou abaixo da média na maioria das regiões. Mais uma vez se espera que a Metade Norte gaúcha tenha os mais altos volumes de precipitação, repetindo o observado em julho. Podem ocorrer episódios curtos de chuva mais volumosa com acumulados altos em algumas cidades.

TEMPERATURA EM AGOSTO

Junho foi muito frio no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Julho, ao contrário, termina com temperatura muito acima da média no Centro-Sul do Brasil. Agosto no Sul do Brasil não será tão frio quanto junho e tampouco tão quente como foi julho com mais noites frias que no mês que se encerra, mas, como é comum, mais tardes quentes do que ocorre em junho.

A tendência, de acordo com a análise pela MetSul de múltiplos indicadores climáticos e de modelos de clima, é que, com base em vários índices de teleconexão, haja um aumento na frequência de ingresso de massas de ar frio no Sul, o que não necessariamente fará de agosto um mês frio.

No caso do Rio Grande do Sul, agosto deve ter temperatura mais próxima da média, mas com possibilidade de desvios negativos no Sul e positivos de temperatura mais ao Norte do estado. Entre Santa Catarina e o Paraná, aumenta a probabilidade de o mês ter temperatura superior às normais históricas.

TEMPO SEVERO EM AGOSTO

Estados mais ao Sul do Brasil, principalmente o Rio Grande do Sul, costumam ter um aumento dos temporais a partir de agosto pela maior variação de massas de ar frio e quente na comparação com junho e julho e à medida que se aproxima a primavera. Há um incremento, em especial, das ocorrências de granizo, fenômeno que costuma ser mais frequente em anos de La Niña, como 2022.

Receba as nossas notícias no WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/DQDP80AM1AuE8kxc2pC6Ex

MetSul – https://metsul.com/como-sera-o-clima-em-agosto/?fbclid=IwAR2ihCZxEykvMqM6Zv5DSvoK8jp2BQvJ7fTowcl9oKnwpLxVB0Z4dp-sgUs .