Tempo
Foto: GZH

O sábado (19) é marcado por tempo instável no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, uma área de baixa pressão atmosférica provoca precipitações fortes na maior parte do território do Estado — somente Fronteira Oeste e Campanha não registram chuva —, especialmente na Serra, no norte e no noroeste gaúchos. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade (conforme mostra o mapa) para o Rio Grande do Sul . Nas áreas destacadas, há risco de queda de granizo, descargas elétricas e rajadas de vento de até 100 km/h — com potenciais transtornos como interrupção no fornecimento de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e estragos em plantações. 

Foto: Inmet

No domingo (20), o sistema de baixa pressão atmosférica começa a se afastar do Rio Grande do Sul, mas o vento úmido que sopra contra a costa gaúcha ainda deixa o tempo instável nos litorais Norte e Sul, Região Metropolitana e Serra. Nessas áreas, a chuva pode ocorrer a qualquer hora do dia (com intensidade de moderada a forte). Já no Vale do Rio Pardo e norte do Estado, o dia será de céu nublado, sem condição para precipitações. O sol deve predominar na Campanha, na Fronteira Oeste, no noroeste e no centro do RS.

A tendência é de que, na segunda-feira (21), um novo sistema de baixa pressão atmosférica mantenha​​​​o tempo instável em parte do Estado. O frio segue predominando, mas, durante a tarde, a temperatura começa a subir um pouco em comparação com a dos dias anteriores, embora ainda não faça calor.

GZH