Tempo
Foto: Reprodução

O Rio Grande do Sul teve registro — pelo terceiro dia consecutivo — de neve nesta quarta-feira (30). De acordo com a Somar Meteorologia, o fenômeno ocorreu durante a madrugada em São Francisco de Paula, em Bom Jesus e em Nova Prata, os três municípios na Serra. Apesar disso, a mínima do Estado foi mais alta, se comparada com a do dia anterior: -0,7°C, em São José dos Ausentes, na região serrana.

A tendência é de que a massa de ar polar comece a perder força a partir desta quinta-feira (1°) mas, mesmo assim, as mínimas do Estado ainda devem ser negativas, variando entre -2°C e 0°C.

O tempo deve ficar firme, com sol entre nuvens, em todas as regiões do Rio Grande do Sul ao longo do dia, com risco de geada na maior parte do território gaúcho (exceto na Fronteira Oeste e na metade Leste do RS, incluindo a Região Metropolitana) durante a manhã. A previsão é de que a temperatura máxima do Estado, de 22°C, ocorra em Vicente Dutra e em Novo Tiradentes, ambas no Norte. Os termômetros de Porto Alegre variam entre 7°C e 17°C.

Na sexta-feira (2), a possibilidade de geada se concentra apenas na Serra. Nas demais áreas, as temperaturas se elevam um pouco e o tempo fica firme. A mínima do RS pode ser registrada em São José dos Ausentes, na Serra: 0°C. Durante a tarde, a máxima deve chegar a 24°C, em Vicente Dutra, no Norte. A Capital não passa de 19°C.

O tempo fica firme ao longo do fim de semana em todo o Rio Grande do Sul devido a um sistema de alta pressão atmosférica. Segundo a Somar, a temperatura segue em elevação e não há mais chance de gear.

GZH