Tempo
Foto: Fábio Eberhardt/RBS TV

A chuva que vem atingindo parte do Rio Grande do Sul nos últimos dias causa transtornos em 12 cidades gaúchas, segundo informou a Defesa Civil em boletim divulgado no final da tarde desta segunda-feira (1). O número de municípios dobrou em relação ao levantamento anterior, informado no final da manhã. Não há registro de mortos ou feridos.

A maior parte das cidades atingidas fica no Norte e no Sul do estado. Em Pedro Osório, seis pessoas ficaram desalojadas (tiveram de sair de casa, e foram acolhidos por amigos ou familiares).

Em Lagoa Vermelha, mais de cem casas ficaram destelhadas pelo temporal do começo da tarde de segunda, que durou apenas 15 minutos. As rajadas de vento chegaram a 113 km/h na cidade.

Em Porto Alegre, ruas ficaram alagadas e semáforos pararam de funcionar. Em Pelotas, no Sul do estado, equipes trabalham para minimizar os estragos provocados pelo temporal de sábado (29), com a ajuda de militares do Exército.

Segundo dados registrados no Aeroporto de Pelotas, a velocidade do vento chegou a 83 km/h. No entanto, o meteorologista da Atmosfera Meteorologia, Ricardo Reinke, indica que no trecho mais atingido pelo vendaval – na região da Ferreira Viana – as rajadas podem ter alcançado os 120 km/h.

De acordo com as assessorias de imprensa das concessionárias de energia elétrica que atuam no estado, 29 mil clientes estão sem luz devido ao mau tempo na manhã desta terça-feira. São 13 mil na área da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 11 mil na da RGE Sul e outros 5 mil na da RGE.

Estragos nas 12 cidades

  • Camargo: chuva e ventos fortes, granizo, quedas de árvores e postes da rede elétrica parcialmente afetados.
  • Capão do Leão: 40 residências e uma escola parcialmente destelhadas, queda de árvores e postes da rede elétrica.
  • Cruzaltense: chuva com granizo.
  • Passo Fundo: chuva e vento com queda de árvores.
  • Pedro Osório: residências parcialmente destelhadas, queda de árvores. Quatro adultos e duas crianças estão desalojadas.
  • Pelotas: 12 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, bloqueio de vias, queda de postes da rede elétrica e falta de água, afetando alguns bairros da cidade.
  • Porto Alegre: queda de árvores sem registro de danos decorrentes.
  • Santana da Boa Vista: chuva intensa, vento forte, granizo e danificação em estradas, sem maior gravidade.
  • Santo Antonio do Planalto: chuva com vento forte sem registro de danos.
  • São Lourenço do Sul: queda de árvores sem registro de danos.
  • Soledade: chuva com vento e granizo sem registro de danos.
  • Vila Maria: chuva com vento e granizo sem registro de danos.

Casas destelhadas em Lagoa Vermelha

Casas ficaram destelhadas em Lagoa Vermelha — Foto: Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha/divulgação
Foto: Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha/divulgação

Nesta terça-feira, os bombeiros auxiliam no corte de árvores condenadas, continuam distribuindo lonas à população e auxiliando no reparo das coberturas das casas. O secretário de Obras do município, Admilson da Silva, disse que o cadastramento para reforma das residências começa ainda na terça.

Funcionários da assistência social irão avaliar quem tem direito ao recebimento dos materiais. Até o momento, a prefeitura não pretende decretar situação de emergência.

Alerta e previsão para a semana

Regiões do Rio Grande do Sul seguem com alerta de mau tempo nesta segunda. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo para tempestade até as 20h, além de rajadas de vento de até 100 km/h. A Somar Meteorologia também indica temporais pelo estado, com descargas elétricas e até chance de granizo.

As temperaturas mais elevadas da manhã devem sofrer queda ao longo desta segunda-feira, devido ao avanço da frente fria.

O tempo deve começar a melhorar na terça-feira (2), com o avanço de uma massa de ar seco. O sol volta a predominar principalmente no Sul e na Fronteia Oeste. Na metade Norte do estado, ainda podem ocorrer pancadas de chuva, e o vento forte pode atingir o litoral novamente. Na fronteira com o Uruguai, a Somar indica que pode fazer menos de 10°C na madrugada.

Pancadas de chuva isoladas ainda poderão cair na quarta-feira (3) na Região Norte. Nas demais áreas, o tempo segue seco e com temperaturas amenas. deve voltar a fazer mais calor a partir de domingo (7).

Receba as nossas notícias no WhatsApp:

https://chat.whatsapp.com/Ko4h3dPyJnpD8UOiAoke57

G1 RS